Especialidade em Avaliação Psicológica

No dia 16 de setembro de 2019, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no Diário Oficial da União, a Resolução CFP nº 18/2019, que reconhece a Avaliação Psicológica como especialidade da Psicologia.

É uma conquista nossa, que trabalhamos e pesquisamos sobre Avaliação Psicológica.

A avaliação psicológica segundo a Resolução CFP Nº 9, DE 25 de abril de 2018, em seu Art.1º é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos composto de: métodos, técnicas e instrumentos. Com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.

Portanto, o profissional na área de Avaliação Psicológica, pela complexidade que o processo requer, deverá ter habilidades e conhecimentos sólidos para identificar o construto a ser avaliado, escolher os instrumentos mais adequados a serem utilizados, bem como: ter domínio em relação a aplicação, correção e síntese desses instrumentos, assim como, saber reunir as informações obtidas e integrá-las.  E, por conseguinte, redigir um documento escrito, de acordo com as diretrizes descritas na Resolução CFP Nº 6, de 29 de março de 2019.

Ajuda? Chat via WhatsApp